Cinelol – 1001 filmes para ver antes de morrer – O Gabinete do Dr. Caligari

 O Gabinete do Dr. Caligari  – 1920

Alemanha

Direção: Robert Wiene

 

Algo que me deixa curioso em relação a arte é analisar como ela ENVELHECE. A gente pode fazer esse tipo de exercício com todo tipo de mídia (os livros do Machado, por exemplo, poderiam facilmente terem sido escritos por um autor contemporâneo), mas com o cinema os resultados parecem ser mais evidentes.

Alguns filmes, que amávamos quando crianças, viram tremendas decepções quando resolvemos rever depois de velhos. Os efeitos são uma porcaria, a história não convence, o humor não faz rir.

 

 

04_050a_100_film_noir_co_43402_1501211540_id_876194

 

 

É por isso que muitos filmes antigos, mesmo os mudos, me fascinam. Com tanto tempo desde que foram feitos, com efeitos especiais ultrapassados, sem cores e sem som, é de se esperar que tenham perdido a capacidade de se comunicar conosco. O que acontece com muitos, é claro, mas com outros, surpreendentemente, não. É o caso dos filmes do Chaplin, por exemplo. É quase inacreditável que o humor que fazia rir na década de 1920 ainda seja capaz de fazer rir hoje. E faz. O que nos leva a pensar que há algo mais profundo no que faz um filme ser eterno. É algo intangível, mas que pode ser percebido com o exercício de assisti-lo no decorrer do tempo.

O Gabinete do Dr. Caligari é um desses filmes. Lançado na Alemanha, em 1920, é considerado por muitos como o primeiro filme de terror já feito. Eu interpretaria essa afirmação com um pouco de PARCIMÔNIA, mas ela é compreensível dado o contexto histórico. Trata-se de um filme MACABRO, mas é mais uma espécie de SUSPENSE PSICOLÓGICO que terror.

 

Não era bem o tipo de TEMA com que o público estava acostumado

Não era bem o tipo de TEMA com que o público estava acostumado

 

A história é bem simples: Francis e seu amigo, Alan, estão em um parque de diversões e decidem assistir à apresentação do Gabinete do Dr. Caligari, um show em que o Dr. desperta um sonâmbulo que responde às perguntas do público. A Alan, o sonâmbulo diz “Você morrerá antes do anoitecer”. Depois, Francis descobre que, de fato, seu amigo morrera e decide investigar.

 

O que torna O Gabinete do Dr. Caligari tão eficaz e eterno é a ATMOSFERA!

 

Essas SOMBRAS!

Essas SOMBRAS!

 

O orçamento à época não foi grandes coisas, então o filme foi todo filmado dentro de um galpão. Para os cenários, em vez de lidar com construções e iluminação cara, o diretor PINTOU paredes de compensado, simulando paisagens, móveis, casas, luz e sombras! Uma aula de expressionismo alemão, as formas são distorcidas, o que intensifica a sensação de ESTRANHEZA que o filme causa. Se você é fã de Tim Burton, vai notar uma influência tremenda desse visual em seu trabalho. Também é importante notar que, EMBORA preto e branco, o original teve as cenas quimicamente PINTADAS de determinado TOM para contribuir com o CLIMA (há versões preto e branco e versões, restauradas do original, com as cores. Recomendo verem essa última).

 

Veja ASSIM, se puder

Veja ASSIM, se puder

 

Quanto à atuação, não há muito o que dizer. O filme é mudo e, em decorrência disso, da baixa definição das câmeras e do estilo da época, os atores usam maquiagens bem pesadas e a atuação é bem exagerada, quase pantomímica. Ainda assim, há algo de NOTÁVEL na atuação de Werner Krauss, que faz o Dr. Caligari. REPARE.

 

Jamais me esquecerei

Jamais me esquecerei

 

Para quem tem receio de cinema mudo, recomendo com a força de mil CARFENTANIL!

 

 

 

 

Nota: 5/5

 

E você, o que achou de O Gabinete do Dr. Caligari ? Conte nos comentários!

 

 

Trailer

 

[responsive_youtube https://www.youtube.com/watch?v=rls_Pg5WPxs]

 

 

 

Próximo filme: The Evil Dead: A Morte do Demônio

O filme sorteado para a próxima coluna foi The Evil Dead: A Morte do Demônio,  o original, de 1981!

 

Assistam antes para comentarmos juntos!

 

 

 

Esse post só foi possível graças aos nossos patronos

Esse post só foi possível graças a leitores que estão patrocinando o LOL! Com ao menos 1 dólar por mês, você também pode ajudar a garantir que mais conteúdo como esse seja criado.

 

Se você curtiu e quer ver mais coisas assim, considere virar patrono do LOL você também :)

 

 

loading...