Cinelol – 1001 filmes para ver antes de morrer – The Evil Dead: A Morte do Demônio

The Evil Dead: A Morte do Demônio – 1981

EUA

Direção: Sam Raimi

 

[responsive_youtube https://www.youtube.com/watch?v=-qoUHzPn67g]

Ouça a trilha sonora enquanto lê

 

Quase todo fã de terror vai apontar The Evil Dead como um dos clássicos do gênero. É um dos filmes cult preferidos dos amantes de horror, especialmente depois que Sam Raimi virou diretor pop com a franquia do Homem- Aranha (você conhece a lenga-lenga: eu gostava dele na época do Evil Dead, vendeu a alma, perdeu a originalidade, etc … ).

 

 

 

evildead

 

 

O primeiro longa de Raimi também alçou Bruce Campbell à categoria de ator cult. Sua filmografia confirma o título já que, como toda filmografia de ator cult,  é uma lista interminável de coisa ruim.

 

A história é a mesma de milhares de filmes de terror: adolescentes alugam uma cabana no mato a fim de passar um fim de semana de sexo desenfreado e são infernizados e perseguidos por algum perigo sobrenatural. No caso de Evil Dead, o perigo é um demônio sumério que é libertado após os jovens recitarem partes de um livro que encontraram – o livro dos mortos.

 

Zacarias, the early days

Zacarias, the early days

O problema é quem o filme FALHA em oferecer o que faz filmes do gênero tão bons: nudez, gore criativo e sustos. Não se trata de algo que possa ser atribuído ao baixo orçamento (veja Bruxa de Blair, por exemplo, que teve orçamento ridículo, mas que foi extremamente eficiente). De fato, os efeitos e a maquiagem são uma merda, a edição é bizarra (Joel Coen foi assistente de edição) e o filme parece imagem de câmera VHS, mas o que faltou MESMO foi roteiro e criatividade. O que é curioso. Toda crítica exaltando esse filme fala de como ele é CRIATIVO e de como o roteiro EXPLORA os personagens.

 

Sério? SÉRIO?

 

Tudo bem que o orçamento era baixo, mas isso já é sacanagem.

Tudo bem que o orçamento era baixo, mas isso já é sacanagem.

 

A atuação, é uma merda, obviamente. Todos eram atores principiantes (foi o primeiro filme do Bruce Campbell, por exemplo) ou PARENTES dos envolvidos. Em todo o filme vemos APENAS dois breves PEITINHOS e de todas as cenas de morte e violência, a única a ser destacada é a em que vemos uma ÁRVORE estuprar uma das personagens.

 

Um peitinho

Um peitinho

E a melhor cena do filme

E a melhor cena do filme

 

 

No final das contas, contudo, não trata-se de uma experiência insuportável. Mas não é, nem de longe, essa obra PRIMA que todos falam. Tudo me faz crer que o status do filme, e a noite extremamente desproporcional o IMDB, são devidos a um misto de nostalgia e vontade de pertencer ao clube do “antigamente era melhor”.

 

É divertido, mas não é genial.

 

(O pôster, é formidável, contudo!)

 

Nota: 2,5/5

 

E você, o que achou de  The Evil Dead: A Morte do Demônio ? Conte nos comentários!

 

 

Trailer

 

[responsive_youtube https://www.youtube.com/watch?v=coGH4OaR9hc]

 

 

 

Próximo filme: Serpico

O filme sorteado para a próxima coluna foi Serpico, o segundo filme do Al Pacino após O Poderoso Chefão !

 

 

[responsive_youtube https://www.youtube.com/watch?v=LtTRYnsDH8Q]

 

Assistam antes para comentarmos juntos!

 

 

 

Esse post só foi possível graças aos nossos patronos

Esse post só foi possível graças a leitores que estão patrocinando o LOL! Com ao menos 1 dólar por mês, você também pode ajudar a garantir que mais conteúdo como esse seja criado.

 

Se você curtiu e quer ver mais coisas assim, considere virar patrono do LOL você também :)

 

 

loading...