Carlos Marighella é, talvez, um dos personagens mais incompreendidos da história nacional. À esquerda, a maioria das pessoas conhecem só de nome. “Foi um guerrilheiro, né?”. À direita, é tido como bandido, torturador, traidor. A realidade é muito mais rica e complexa.

 

O escritor Mário Magalhães levou nove anos pesquisando a história de Marighella. Fez mais de 200 entrevistas, teve acesso a arquivos secretos de dezenas de países e produziu uma obra de arte sem precedentes. Em seu livro, Mário, ao contar a história de Marighella, conta a história de décadas brasileiras.

 

 

Membro do Partido Comunista, Marighella lutou contra duas ditaduras (a de Getúlio e a instituída em 64).  Foi parlamentar, mas passou a maior parte da sua vida preso ou na clandestinidade. Foi torturado, aderiu à luta armada e planejou a resistência à ditadura no Brasil. Foi morto covardemente pelos covardes da ditadura e tornou-se um personagem lendário.

 

Goste dele ou não, para mim ele foi claramente um herói, a leitura de sua biografia é fundamental. É isenta, bem escrita e magistralmente pesquisada. Lê como um livro de ação.

 

É leitura essencial e uma das maiores obras de historiografia do Brasil.

 

Necessário!

 

Compre já!

Essencial Biblioteca da Formidabilidade: Marighella

Categoria: Essencial Biblioteca da Formidabilidade
33

33 comentários

  • Herói? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Analfabeto funcional.
    Ainda bem que não vou levar muito a sério porque a página era pra ser ~humor~.

  • “Não tive tempo para ter medo” =~

  • Comunista tem mais é que tomar no cu!

  • Vim aqui rir desses bolsominions debilóides e tretar como sempre!

    Heróis da esquerda: Marighella, Lamarca, Mandela, Einstein, Carl Sagan, Rosa de Luxemburgo, Paulo Freire, Russell, Marx, Stephen Hawkings…

    Heróis da direita: Bolsonaro, Olavo de Carvalho, Kogus, Alexandre Frota, Kim Kataguiri, Roberto Jefferson, Velho Nojento da Havan… Não, uma verdadeira rajada de cocô de pomba!

  • Parabéns Sicko! Te acompanho há anos e é sempre bom saber que você é um cara consciente e progressista! Força ai!

  • Sócio, gostei da postagem!
    Acompanho o LOL desde 2012…por favor não pare com seu trabalho! Abs

  • Recomendo “A verdade Sufocada”. Esse sim retrata a realidade, e não busca exaltar um figura tão nojenta quanto esse lixo.

    • Vai recomendar delírio de torturador na casa do caralho, animal burro e desumano.

    • pois estou lendo e pesquisando ao mesmo tempo, e ate agora não encontrei nada que descaracteriza-se o que as críticas oriundas do meio acadêmico alertaram sobre a falta de confiabilidade do livro, e que o mesmo não serve como documento histórico. O livro é um caminho para a busca de informações para chegar a uma verdade, que sempre tentaram esconder.

      • Nem entendi o que você quis dizer.

        • não foi pra você, é sim para o colega que esta lendo, a verdade sufocada , achei que você era inteligente ao ponto de perceber que não era para você .

          • Desculpa, sou burro demais para compreender a escola Carlos Bolsonaro de redação.

  • O herói que achava o terrorismo nobre e honrado, que defendia sabotagem a trens de passageiros e que pregava a emboscada para executar o inimigo sem chance de defesa. passo ,tem coisas melhores para se ler !

  • Sicko, adquiri “Uma vida vazia”, provavelmente sua ultima recomendação e estou gostando pra caralho… Portanto, vou adquirir esse livro também!

  • Heroi????? HAHAHAHHAHHAHHAHHAHAHAAAHHAAHAAHA

  • Tive o privilégio de conhecer o Mário Magalhães numa palestra sobre o livro na faculdade. Livros como esse, e o Mata (sobre a guerrilha do Araguaia do Leonencio Nossa) são projetos que levam uma vida inteira pra serem apurados e escritos. Foda demais.

    Se vc tiver interesse em Jornalismo político, eu recomendo demais o Notícias do Planalto, do mario Sérgio Conti. Ele trata da ascenção e queda do collor sob o ponto de vista dos grandes grupos de mídia do país. É uma taboca de livro mas é delicioso de ler.

    Ademais, obrigado por não desistir do lol.

  • Terrorista sendo visto como Herói? Direita ou esquerda, terrorista é terrorista, sem romantizar vagabundo….

    • Bom, então no caso Charles DeGaulle não é herói, George Washington não é herói, a resistência polonesa, os Partigiani, os Grifos da Pomerânia, os Garibaldinos, etc etc. não são heróis.

      Duh! Quem luta contra opressão e restrição as liberdades é um herói. Se não há possibilidade de luta democrática, com manifestações, imprensa, partido… se há tortura e assassinato político, como vocês bolsominions defendem, então a luta armada é justificável e não apenas é ética como é dever. Do contrário nos tornamos cúmplices. Isso sim vai além da cor da bandeira. Quem lutou contra o nazismo ou contra a opressão stalinista é herói. Quem lutou contra o colonialismo britânico e contra a ditadura militar brasileira é herói. Quem lutou contra a ditadura de Franco, contra Mussolini, contra a ocupação japonesa da China e da Coréia é herói.

      É fácil entender.

      • Fica claro que você não é muito inteligente, em momento nenhum apoiei Bolsonaro, leu uma frase e chegou a uma conslusão estúpida.. por sinal, sou contra o presidente atual, principalmente em relação ao conservadorismo de costumes e manutenção do status quo dos antigos presidentes que governaram nosso país.

        Lutar contra a opressão por meio da opressão, fez todo sentido. gostei, pensamento muito inteligente… Manual do guerrilheiro urbano rsrs faz-me rir

  • Sicko, acompanho o lolhehehe desde quando não tinha nem pelo no cu e sempre me identifiquei com sua “posição perante política” e porém eu nunca parei para estudar, tem algumas recomendações além desta?

Deixe uma resposta