Eu quero saber … como posso investir dinheiro em pequenos negócios em países pobres

Muita gente me perguntou como poderia ajudar os refugiados e na BUSCA (tem uma lista de entidades aqui, inclusive) e acabei por encontrar uma coisa BEM INTERESSANTE.

É um site chamado Zidisha (há outros do mesmo gênero, como o Kiva , mas achei o Zidisha mais interessante por algums MOTIVOS).

O Zidisha é um site de microcrédito baseado em crowdfunding dedicado a financiar empreendimentos em países subdesenvolvidos (atualmente Burkina Faso, Gana, Guiné, Haiti, Indonésia, Quênia, Niger, Senegal e Zâmbia).  e em comunidades muito pobres. Um dos diferenciais é que nele você é colocado em contato direto com o financiado, podendo acompanhar o que ele está fazendo com seu dinheiro e como a vida dele está mudando graças a você.

 

 

Sicko, não entendi nada, me explica!

 

Esse queniano quer investir em uma bicicleta para poder melhor atender suas clientes. Ele é MANICURE!

Esse queniano quer investir em uma bicicleta para poder melhor atender suas clientes. Ele é MANICURE!

 

Explico.

Microcrédito é uma forma de empréstimo de dinheiro em pequenas quantias, com juros bem baixos. O objetivo não é DOAR o dinheiro, é EMPRESTÁ-LO a pessoas de baixíssima renda que desejam investi-lo de alguma forma, aumentar seus ganhos, e pagarem aos poucos. Parece curioso, mas experiências com microcrédito no mundo todo (o governo brasileiro tem programas assim também) mostram que essas pessoas paupérrimas quase sempre pagam os empréstimos. As taxas de inadimplência são baixíssimas!

 

Crowdfunding significa que um determinado projeto é financiado pelo público. Conhece o Kickstarter, Catarse ou o Patreon (inclusive, vire meu patrão)? Então, é tipo isso, só que com o Zidisha você INVESTE seu dinheiro

 

E como funciona esse financiamento?

 

O legal de tudo é isso. Você se cadastra no site, escolhe um entre os vários projetos existentes, como, digamos, esse cara de Gana que precisa de US$150 para investir em arroz e milho para investir em sua criação de galinhas.

 

1212121313123

 

Escolhido o projeto, você decide o valor que quer investir. A partir do momento que você investe, você é colocado em contato direto com o tomador do empréstimo. Sim, você pode mandar mensagens tipo “Fala, maluco! Como tá essa criação? Como vão os rendimentos? Manda uma foto dos ovos ae! Flw vlw!”,  já que você é um INVESTIDOR no empreendimento dele.

Caso o valor pedido seja alcançado, a pessoa recebe a grana e começa a pagá-la semanalmente. Você vai acompanhando tudo pelo site.

Ao fim do prazo (cada projeto tem um prazo diferente), você recebe o dinheiro de volta, com JUROS. Aí você pode fazer duas escolhas: ou SACA a grana ou investe em outro projeto.

O que achei de MAIS interessante nisso tudo é que você não está simplesmente fazendo uma doação, que será usada, digamos, para comprar comida e vai acabar. Você está investindo em uma maneira SUSTENTÁVEL de essa pessoa mudar sua vida e poder continuar sem precisar de mais ajuda.

 

Diferente de uma doação normal, o dinheiro que você investiu iniciante, GERA mais dinheiro, volta para você e, se você quiser, é repassado para OUTRO projeto que vai gerar mais dinheiro. É um círculo virtuoso iniciado com apenas um investimento.

 

Usando da analogia que a turminha da meritocracia adora fazer, você não está dando o peixe nem ensinando a pescar, você está investindo em uma vara de pescar!

E FUNCIONA! O blog do Zidisha está cheio de casos de sucesso, empregos sendo gerados e comunidades inteira mudando. É bem sensacional!

 

Tenho garantia de que serei pago?

Sim e não.

Embora o Zidisha tenha um FUNDO dedicado a fazer um reembolso caso seu empréstimo não seja pago, eles não garantem que SEMPRE terão grana nesse fundo. Portanto, se a pessoa para quem você escolheu emprestar não pagar (lembre-se, são pessoas pobres, em lugares ermos, muitas vezes com difícil acesso até a instituições financeiras, sujeitas a fatalidades, etc), PODE SER que você receba seu dinheiro de volta.

 

Minha dica é: financie, mas trate a grana como uma DOAÇÃO. Se a pessoa pagar tudo que tomou emprestado, ótimo, significa que o investimento deu certo e de fato mudou a vida dela. Se não, paciência. Significa que algo saiu errado, mas que ainda assim ela pôde tentar 🙂

 

Além disso, o site te deixa ver o histórico da pessoa pedindo crédito. Se ela já teve outro projeto, você pode saber se ela pagou, se pagou em dia, ter acesso aos detalhes dos pagamentos e até a review de quem investiu:

 

1

 

Untitled-1

 

Se você tiver mais dúvidas, o site tem um LONGO FAQ aqui, ou pode perguntar que procuro saber.

 

 

 

 

Se você se interessou, dê uma olhada, e mude a vida de alguém 🙂

 

 

Ah, e se você financiar algum projeto, conta aí nos comentários!

 

O meu já foi:

 

12

 

 

 

Esse post só foi possível graças aos nossos patronos

Esse post só foi possível graças a leitores que estão patrocinando o LOL! Com ao menos 1 dólar por mês, você também pode ajudar a garantir que mais conteúdo como esse seja criado.

 

Se você curtiu e quer ver mais coisas assim, considere virar patrono do LOL você também :)

 

 

O que você quer saber?

Quer ter alguma coisa respondida aqui? Me escreva contando o que você quer saber.

 

 

 

loading...