Profissão LOL – Músico bebum e amante da putaria

Fundador de uma das mais pornográficas, divertidas e formidáveis bandas brasileiras, a Velhas Virgens, Paulão é pai, músico, escritor, radialista e, principalmente, bêbado convicto.

Fale um pouco sobre você

Paulo Afonso Macedo de Carvalho, 45 anos, músico (saxofone, gaita de boca e baixo elétrico) profissional, compositor, letrista, vocal fundador da maior banda independente do Brasil, em 1986, pela qual lancei 10 cds e 3 dvds.
Tenho duas bandas paralelas: o Cuelho de Alice (autoral) e O Clube dos Cornos, covers de música romântica-popular.

Sou radialista profissional formado pela FAAP em 86.

Autor roteirista, escrevo para TV desde 89 …

Já escrevi programas comandados por Otávio Mesquita, Silvio Santos, Moacyr Franco, Celso Portiolli, Mara Maravilha, Mariane, Eliana, Olga Bongiovani.

Trabalhei na Tv cultura, SBT, Tv record, Grupo Bandeirantes e Rádio Globo.

Fui estagiário da 89FM a Rádio Rock, em 1985 e 86.

Sou casado e tenho uma filhinha de 4 meses.

Tá bom ou quer o curriculo inteiro?

Como foi sua trajetória musical até a formação das Velhas Virgens?

Cresci ouvindo rock com meus irmãos mais velhos, Beatles, Stones, Jovem Guarda, Creedence … mas não tinha nenhum músico por perto. Em 1985, quando voltei do Rock in Rio 1, entrei numa escola de música pra aprender a tocar baixo elétrico. Alí conheci Cavalo e formei a banda em 86.

Em 1990 estudei gaita de boca na Universidade Livre de Música. Depois foi a vez de estudar sax.

Além de tudo, equilibrista (juro que a foto já veio com esse nome)

Da formação até hoje, como foi a progressão da banda?

Começamos em 86 comigo no baixo, Cavalo na guitarra, Rick na batera (meu amigo de infância que foi ao Rock in Rio I comigo) e meu irmão Celso no vocal, já que ninguém conseguia cantar e tocar ao mesmo tempo.

Rick saiu em 88. Celso saiu em 89. Ficamos eu e Cavalo com várias formações menos duradouras. Em 90 entraram Lips na bateria e Fabiano na guitarra e eu assumi os vocais continuando no baixo. Em 93 Fabiano saiu e entrou Caio Andrade, na guita solo e com essa formação (eu, Caio, Cavalo e Lips) gravamos o primeiro cd em 94, que só saiu em 95.

Em 96 Edu Gago entrou no baixo e fiquei com gaita, sax e vocal. Em 98 Tuca entrou no baixo e seguimos com ele, Cavalo, eu, Caio e Lips.

Nesta época Claudia começou a dançar nos shows e se tornou nossa primeira vocalista. Depois dela viriam Roberta, Lily e agora Juliana Kosso. Em 2007 Lips saiu e entrou Simon na bateria. Em 2008 Caio foi substituido por Roy na guitarra. Em 2009 Juliana entrou no lugar de Lily e estamos assim: Paulão (voz e gaita), Cavalo e Roy (guitarras), Tuca (baixo), Simon (bateria) e Juliana voz.

Ufa!

Quais os pré-requisitos pra quem quer formar uma banda de porn-rock-erótico como as Velhas?

Ter coragem, se preparar pra não aparecer na TV e nem tocar no rádio. Se preparar pra ser amaldiçoado pela família, pelas namoradas. E ter um fígado forte.

Público animado

E o que é mais importante pra ser um músico da banda: a habilidades musicais ou a experiência de vida?

O mais importante é não encher o saco e se divertir.

É possível ganhar a vida trabalhando exclusivamente com uma banda independente?

Depende do quanto vc gosta de birra importada. Se for como eu, vai precisar fazer uns bicos. Mas dá, sim!

É complicado envelhecer e criar uma família sendo ídolo de bêbadas taradas?

Nenhuma esposa ou namorada gosta disso. E o fato de envelhecer faz você ouvir que deveria crescer e para de agir como um “moleque”.

O segredo é fechar os ouvidos e fazer o que gosta. O resto foda-se.

Ainda rola assédio nessa idade?

Vai tomar no cu. Você acha que eu tenho 90 anos? Lembre-se, quanto mais você envelhece, mais faixas etárias estão à sua disposição.

Mas to bem feliz casado e fico na minha.

Preparado para enfrentar uma MARÉ de assédio

Qual a melhor parte do seu trabalho?

Música não é trampo, é pure funny … mas é melhor fazer shows que gravar. Em TV é divertido receber a grana e conviver com os malucos da TV…roteirizar o óbvio é chato.

E a pior?

Já respondi na outra.

Como o trabalho influência sua vida pessoal?

A banda me faz sentir um super herói. E o trampo em TV me lembra que meus super-poderes tem limites

É uma área muito competitiva?

Na música é sempre uma questão de persistência que beira a loucura. Em TV, é uma questão de algum equilíbrio, um pouco de talento e muita paciência.

Quais os planos para o futuro?

Lançar meu primeiro livro, ainda este ano. Depois escrever e lançar mais livros. Fazer mais discos com as VV. Fazer um novo CD com o Cuelho de Alice. Lançar um cd com as canções mais MPB que tenho compostas, só violão e voz. Fazer shows no exterior, especificamente na Europa. Criar e amar minha filha. Talvez ser pai novamente. Escrever minisséries pra tv. Escrever roteiros de cinema. Beber todas as marcas de cerveja do mundo.Comprar uma casa na praia. Conseguir espaço em TV como repórter/apresentador.

As pessoas têm uma concepção errada da sua profissão? Qual?

Radialista trabalha em radiodifusão, o que implica também TV e não apenas rádio. Ninguém imagina a quantidade de texto necessária pra fazer um programa de variedades aparentemente sem grande profundidade.

Muita sensualidade

Que conselhos você daria para quem quer seguir o mesmo caminho?

Tenha certeza de que é isso mesmo que você quer e aproveite seu tempo, desde as aulas da faculdade, onde você terá professores que serão seus primeiros contatos com a área e podem, como aconteceu comigo, te oferecer as primeiras oportunidades profissionais.

Não tenha preconceitos pra escolher trabalho. Do mais popular ao mais pseudo-erudito, sempre se faz bons contatos e se amplia o horizonte de conhecimento.

Se não pudesse fazer o que você faz, o que faria?

Seria professor, por vocação. Ou dono de boite, por diversão

Alguma história engraçada ou bizarra pra compartilhar?

Uma vez um editor chegou com bafo de bebida pruma reunião chamando a atenção do apresentador que comentou o caso com o diretor. O diretor respondeu o seguinte: “se tirarmos os bêbados, drogados, putas e viados da TV, não fica ninguém”.

Sou bêbado!

Visite o site das Velhas Virgens e sigam o Paulão no Twitter.

httpv://www.youtube.com/watch?v=f-gjz06budc&playnext=1&list=PL034B4E6E7DABE41D

loading...