in ,

Bons e Velhos Tempos: Bituca e o Clube da Esquina

 

Da janela lateral do quarto de dormir eu, que já não era moleque de calças curtas, costumava espiar aquele bando de jovens tocando violão naquela esquina.

Aqueles rapazes eram parte do retrato da cena musical e cultural de Minas nos anos 60’s que teve seu reconhecimento nacional com o lançamento do LP “Clube da Esquina” em 1972.

Bituca e parte da turma em algum boteco de BH

A verdade é que o Clube da Esquina não foi um lugar ou um movimento cultural, como muitos costumam entender. Não havia clube algum a que se restringisse a entrada.

Eram amigos jogando conversa fora e compondo. Rapazes de classe média baixa que, sem grana para ir aos clubes da moda, se juntavam nas ruas do Santa Tereza e na casa dos Borges para fazer música.

 

Tudo teve início quando Bituca saiu de Três Pontas/MG e foi morar na Capital. Em Belo Horizonte conheceu a família Borges e se aproximou, especialmente de Marcio, amigo com quem dividia as noitadas e que se tornou um de seus grandes letristas. A amizade era compartilhada com os demais irmãos Borges e amigos que, mais tarde, viriam a compor as várias canções que muitos de vocês cantarolam até hoje.

Foi numa sessão do filme Jules et Jim que os amigos Bituca e Marcio Borges despertaram a vontade de fazer algo maior, dar um sentido à suas vidas.
Foram para casa de Marcio e compuseram as primeiras canções. E assim foi formado o clube da esquina, a junção de amigos que tinham como elemento centralizador a figura do rapaz Bituca, fazendo – por vezes – o papel de irmão mais velho, voz, maestro e amigo.

 

 

Alguns anos se passaram e o rapaz Bituca – agora Milton Nascimento – foi morar no Rio de Janeiro, ficando conhecido nacionalmente através da canção “Travessia”, letra do amigo Fernando Brant, que ganhou o segundo lugar no Festival Internacional da Canção de 1967.

Milton costumava retornar a Belo Horizonte para se encontrar com os amigos, compor e tomar umas no bar. Numa dessas vindas encontrou o rapaz Lô Borges, irmão mais novo dos onze filhos da Dona Maricota, que sempre havia ficado um pouco de fora dos encontros da turma devido a pouca idade.

A partir desse encontro Milton percebeu que Lô tinha crescido e que possuía um talento e gosto musical que haviam passado despercebidos.

É de Lô, Marcio Borges e Fernando Brant a canção Para Lennon e MacCartney gravada por Milton no LP de mesmo nome.

Repare no sotaque pouco amineirado do Beto Guedes

 

Milton retornou mais uma vez a BH e convocou o amigo Lô Borges para gravar um disco no Rio de Janeiro. O jovem Lô pediu dispensa do exército e a autorização dos pais, partindo para o Rio. Havia, no entanto, uma condição: A de que o amigo Beto Guedes o acompanhasse. Foi assim que a mineirada toda partiu rumo à praia para gravar o emblemático LP duplo chamado Clube da Esquina.

 

Cacau e Tonho: os meninos da capa do LP depois de 40 anos

 

Os músicos se revezavam nas gravações das faixas, cada qual tocando um instrumento diferente. O clima era de descontração e amizade, para aqueles jovens, a amizade sempre antecedia à música. O que importava era transmitir a mensagem, expor suas letras e melodias do modo mais sincero possível.

“Tínhamos um espírito gregário, que nos impulsionava a ficarmos juntos. Gostávamos de estar juntos porque gostávamos tanto da influência que uns exerciam sobre os outros quanto de exercê-las”. Marcio Borges

Inicialmente o disco não foi muito bem recebido pela crítica nacional, que parecia não ter compreendido a junção de sons e a audácia em se produzir um LP duplo.

No entanto, tão logo percebeu a boa aceitação do público, a crítica passou a tecer comentários favoráveis ao disco.

Em 1978 a turma, sempre acrescida de mais e mais gente, gravou o Clube da Esquina 2, também repleto de grandes canções.

Parte da cultura musical nacional, a citada e conhecida esquina entre as ruas Paraizópolis e Divinópolis em nada se diferencia de tantas outras esquinas de Belo Horizonte, salvo por uma plaqueta que indica ter sido ali o local do clube da esquina.

Ali passaram os jovens despretensiosos e aquele Bituca com voz da alma, mostrando a musica brasileira (e mineira) para o mundo e também para os brasileiros.

“Porque se chamavam homens
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem…”

What do you think?

56
Deixe um comentário

avatar
48 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
45 Comment authors
Mr.mrRenato GomesManoloBorgesMarcosRafael Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Phill
Visitante
Phill

Foda… viva a BOA música brasileira!!!

Neiler
Visitante
Neiler

nada seria como antes depois do clube da esquina…

Pedro Henrique
Visitante
Pedro Henrique

Excelente texto. Não conhecia essa parte da história dele.

Mineiro
Visitante
Mineiro

Maravilhoso…

Lucas
Visitante
Lucas

legal

Icaro
Visitante
Icaro

Muito bom.

Rafael Ramalho
Visitante
Rafael Ramalho

Nossa, excelente postagem, eu como mineiro que sou tive o privilégio de estar nessa esquina que exala a cultuda musical mineira.

trolala
Visitante
trolala

O Escritor D. e o Doutor D. Sao a mesma pessoa? Oo

Mateus
Visitante
Mateus

Muito bom! não conhecia

Pedro Fuscaldo
Visitante
Pedro Fuscaldo

Excelente post.

Clube da Esquina realmente é um marco na música brasileira, sem contar a voz genial de Milton Nascimento.

Daniel Silveira
Visitante
Daniel Silveira

Fico feliz em saber que um blog como o LOLHEHEHE também é um veículo de cultura e arte .
Então galera vamos deixar de ficar só no `FLAP` vamos tirar 5 minutinhos para ler e ouvir essas lindas canções 😉

Eduardo
Visitante
Eduardo

Pô, muito bacana!!!

Filipicamo
Visitante
Filipicamo

Foi o Sicko que colocou a máscara fez este vídeo para colocar aqui.

seldek
Visitante
seldek

Tenho orgulho de ser mineiro

...
Visitante
...

Falar do clube é apelaçao, Escritor D. !
Nao tem como dar errado (a menos q tenha a audácia de falar minimamente mal) hahaha!
Nunca tinha visto a foto dos meninos da capa do clube 1 atualmente… legal de mais.
Belissima a coluna de hje. Ta faltando coisa assim no mundo, q junte com tanto bom gosto o rock, a musica brasileira, a musica da america latina num geral, o progressivo… e a simplicidade.
E lá se vai mais um dia…

OMG
Visitante
OMG

Bacana

Giovani Faria
Visitante
Giovani Faria

Genial!!!

Xvideosfap
Visitante
Xvideosfap

Deveria ter colocado na tag – Formidavel –
todos essas Colunas sao otimas!

allan
Visitante
allan

Ridiculo fdp !!!

Kiko
Visitante
Kiko

Caralho… apaixonei! O maior pecado da Terra seria essa mina se depilar!

Roberto
Visitante
Roberto

isso é em Porto de Galinhas – PE, vi agora nesse feriado…

Peganomeu
Visitante
Peganomeu

Paudureza total! Sicko faz um campeonato de fotos de sexo amador!

...
Visitante
...

nao vira… sicko nao colcoa fotos penianas.

felipelins
Visitante
felipelins

sexo amador lésbico!

jardel
Visitante
jardel

nuuuuuu… que trêm bão!

sugestão: que tal fazer uma 5ºx1 só com fotos amadoras?

Felipe Oscar
Visitante
Felipe Oscar

Isso é muito escroto kkkkkkkkkkkkk

iza
Visitante
iza

ah meu deus parace a minha mae de tpm 🙂

mateusjfmartins
Visitante
mateusjfmartins

Ótimo texto, ótima história e ótimo colunista. Como o Sicko disse no twitter, eu também me recuso à acreditar que esse texto seja de um coroa. Pra mim é um jovem muito polido e educado.

Ivy
Visitante
Ivy

Excelente tema! Ótima coluna. Muito bom ler mais sobre o Clube da Esquina. Conheço o Rodrigo Borges, sobrinho do Lô, e ele também é super talentoso. Vai assinar contrato com uma gravadora agora, então fiquem de olho porque logo vocês vão ouvir falar dele.

Eduardo
Visitante
Eduardo

Que coluna maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! parabens.

Santa Ana
Visitante
Santa Ana

nossa, que coluna perfeita!

@MarkoAurelio
Visitante

O que falta nela (e na familia dela), sobra nele.

castor
Visitante
castor

Monteiro Lobato o maior pegador de todos os tempos

castor
Visitante
castor

Africanos

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Sicko deve ser japonês. Tá começando a me preocupar.

Jessica
Visitante
Jessica

Lindo! Obrigada pelo artigo!!!

Prisioneiro
Visitante
Prisioneiro

A foto 42, é a melhor entre todas!

jralberich
Visitante
jralberich

Caramba! demais…

Marcelo Lopes
Visitante

Sou de Três Pontas/MG e confesso ter gostado de ler essa matéria. Me encontrei uma vez com Milton Nascimento para uma entrevista em 2003 (tenho ela em VHS até hoje) e ele me contou uma história diferente sobre o nome "Clube da esquina": Há um clube chamado Clube Trespontano na cidade onde eu nasci e ele cresceu onde nos tempos áureos da minha cidade muitas festas e shows aconteciam. Esse clube fica na esquina da Rua Coronel Domingos Monteiro de Rezende com a Rua Barão do Rio Branco e com a Praça Cônego Vítor. Por algum motivo (não preciso dizer… Read more »

Maria Joana
Visitante
Maria Joana

A mais pura verdade…tanto que o Bituca nem fala que é de 3 Pontas.
Olha ai 3 Pontas no LOL Hehehe, é muito emoção! heheheehe

Lindo texto, parabéns Ecritor D vc está implantando cultura na mente dessa galera que só quer saber de mulheres nuas!

@joaofelix2
Visitante

LOL tá indo rumo a um nível que eu particularmente sempre esperei! Sicko é um cara de bom gosto (de um modo geral claro) e eu meio que já esperava este tipo de material aqui no site. Nota-se pela coluna "Biblioteca da Formabilidade" e de tantas sugestões que o bastardo inglório sugere. Parabéns mais uma vez, e parabéns ao novo colunista. Maravilha de texto e de lembranças! #CoisaFinaMinhaGente

guerra
Visitante
guerra

boa! esse disco é lindo demais

Marcelo
Visitante
Marcelo

Porra, Sicko….
Uma das melhores colunas dessa porra!
Parabéns, seu viado!

Mauro Silveira
Visitante
Mauro Silveira

salve salve mineirada boa de papo, de gole e de música!

@marcelobenatto
Visitante

Da o cú pro jegue.

KingOzzy
Visitante
KingOzzy

Perfeito… O movimento deu azo a canções que serão eternas.

Rogério Nunes
Visitante
Rogério Nunes

Sou fã do Milton, fã do Club, mas acima de tudo sou fã da amizade que uniu essas pessoas, amizade essa que fica ainda mais clara quando se lê o livro Os Sonhos Não Envelhecem do Marcio Borges.

Lucas
Visitante
Lucas

Sempre ótimo. Parabéns.

Hugo
Visitante
Hugo

De fato, o Clube marcou muito a história musical brasileira assim como ainda marca.
Gostaria que mais músicas de qualidade como essa tocassem nas rádios por aí.

Ivy
Visitante
Ivy

Se vc for de BH, é só ouvir a Guarani FM 96.5. Lá só toca esse tipo de música 🙂
Da pra ouvir online tbm…

alguem
Visitante
alguem

cade o link

Dr_Bodock
Visitante
Dr_Bodock

fantástico… adoro sua coluna! Recordar a boa música é sempre muito agradável.

@Rodriig_o
Visitante

materia de alto nivel para o site

Gato
Visitante
Gato

Nao teve corta tesão , sicko ta melhorando akakakakaakakakaka

Lastariot
Visitante
Lastariot

Puto!

Rafael
Visitante
Rafael

Clube da Esquina é absolutamente essencial na discografia de qualquer ser que goste de boa música.
Esse disco é brutalmente lindo, bem arranjado, composto e executado.
Sem palavras para definir a contribuição para a verdadeira música brasileira.

leo
Visitante
leo

muito foda

Fabiano
Visitante
Fabiano

Ótimo texto.

Josefino
Visitante
Josefino

Muito bom! Meus olhos brilharam a cada parágrafo..

Obrigado!

Iroquoi
Visitante
Iroquoi

Será que rola uma coluna sobre Casa das Máquinas??

@danmajero
Visitante
@danmajero

Obrigado por divulgar algo tão maravilhoso! Parabéns, SICKO!!!

xxxx
Visitante
xxxx

ainda acho o Sepultura (antigo) a melhor coisa musical de minas.

Pedro Braga
Visitante

embora macule um pouco a proposta de sangue, pus, idiotices e mulheres nuas do site, a coluna é bacana.

Rafael
Visitante
Rafael

Clube da Esquina é um lance muito FODA. Fico até sem palavras pra falar.

Mafforte
Visitante
Mafforte

Sensacional!
Como de costume, humilhando quaisquer colunas, das que eu me lembro, já postadas neste blog.
Parabéns mesmo, vc escreve muito bem.
E apesar de dizer ser velho, não aposente-se daqui, continue contribuindo com um pouco de conteúdo, qualidade e bom gosto Sr. Escritor D.
= )

Rafael
Visitante
Rafael

Por muito tempo pensei que fosse o bituca na capa do LP. Salve Milton.

Marcos
Visitante
Marcos

É…pois então…o tempo tá passando né…E quando entrar setembro de novo a gente vai morrer de saudade antes de morrer pela idade…

ManoloBorges
Visitante
ManoloBorges

LOL é vida, tem humor, tem nudez feminina, tem noticias e cultura "da boa", fora as bizarrices em geral, LOL é o melhor, parabéns Sicko.

Renato Gomes
Visitante
Renato Gomes

Me emocionei agora brother. Clube da esquina é sensacional. Trabalho próximo a praça do Santa Teresa, aqui em BH e ver no LOL o que gosto tanto na música mineira e brasileira é sensacional. É como se estivesse lendo minhas manhãs e minha cultura e ver todos apreciando o mesmo.

Mr.mr
Visitante
Mr.mr

Caramba vamos voltar com essa coluna!

Em algum lugar do mundo há um Ryan muito feliz

CÊ JURA, MENINA?