in ,

Bons e Velhos Tempos: Os Grandes Festivais de Música Popular Brasileira dos anos sessenta

É difícil imaginar a comoção que os festivais de música causavam nos anos sessenta. O burburinho era grande, não se falava outra coisa nas ruas senão acerca de qual canção seria a vencedora.

Acredito que a maioria de vocês, queridos lolenses, não consiga pensar como um simples festival de canções poderia ter proporções tão grandiosas. Acontece que os festivais eram transmitidos na televisão e nessa época não eram todos que possuíam televisores, motivo pelo qual muitos se reuniam especialmente para torcer pelo seu compositor e/ou intérprete favorito.

Criadas nos meados dos anos sessenta, a maioria das letras possui caráter político – velado, diga-se de passagem – e isso aumentava ainda mais a rivalidade entre as canções e, também, entre seus expectadores.

(E nem me venha torcer o nariz e fechar esta aba. Acredite, música boa é música boa, independente da época. Deixe de preconceito e, se possível, assista as apresentações abaixo para que possa sentir o prazer de se viver numa época em que o maior sucesso NÃO é “ai se eu te pego”)

Ronnie von - Todas as cocotinhas queriam pegá-lo

Certa vez, Edu Lobo disse que se sentia como um Cavalo de Corrida nas vésperas da disputa, pois as pessoas o encontravam na rua e lhe diziam que haviam apostado nele como vencedor ou como perdedor. A imprensa ainda fomentava o burburinho ao personificar os artistas como o mocinho ou o vilão. Enfim, era uma espécie de “Big Brother” do passado, ressalvadas as suas devidas proporções e qualidade, claro.

No entanto, apesar de tamanha comoção nacional, as transmissões na TV ainda eram algo ingênuo, as reações da platéia eram espontâneas, as pessoas vaiavam ou aplaudiam, mas sempre se manifestavam.

A TV Record transmitiu os festivais de 1966 a 1969, mas devo dizer que os mais marcantes – pelo menos para mim – foram os de 1966 e 1967.

O Festival de 1966

O Festival de 1966 foi inusitado, pois teve empatado o primeiro lugar entre “A banda” de Chico Buarque e “Disparada” de Geraldo Vandré. Como neste ano ainda não era permitido ao próprio autor interpretar suas canções, Nara Leão foi a intérprete da música criada por Chico, enquanto Jair Rodrigues – em apresentação formidável – interpretou “Disparada”.

Na votação inicial do júri, a grande vencedora havia sido “A banda”, no entanto, dizem que Chico Buarque determinou que apenas receberia o prêmio se “Disparada” também ficasse em primeiro lugar. Foi então que ambas se tornaram as ganhadoras daquele ano.


(A banda – Chico e Nara)

Depois de anunciados os vencedores, o compositor podia interpretar a própria canção.
*Reparem como era garboso o Sr.Chico Buarque


(Disparada – Jair Rodrigues)

Jair Rodrigues não é apenas aquele senhor fanfarrão que você tem em mente.

O Festival de 1967

O Festival de 1967, por sua vez, trouxe uma série de inovações sendo chamado por muitos de “O Festival da Virada”. Neste ano, houve o uso da guitarra elétrica, primeiro passo para o surgimento do Tropicalismo no ano seguinte.

Também foi o primeiro ano em que o próprio compositor poderia ser o intérprete da canção, o que culminou em apresentações memoráveis. Sendo essas as canções vencedoras:

4º Lugar – Alegria, Alegria (Caetano Veloso)

Agora me diz, você cantou junto não é?

3º Lugar – Roda Vida (Chico Buarque)

Uma belíssima canção. É a minha favorita, pessoalmente a elencaria como a vencedora. Não há como resistir ao belo arranjo feito pelo grupo MPB4.

2º Lugar – Domingo no Parque (Gilberto Gil)

Com participação dos Mutantes, que nessa época nem eram muito conhecidos. Lembrando que era super inovador a junção entre bandas de rock e MPB.

1º Lugar – Ponteio (Edu Lobo e Capinam)

Visceral, politizada e com uma bela apresentação. Digna do primeiro lugar.

Claro que também havia muito lixo musical nessa época*, mas apenas as boas lembranças são as que ficam.

*nota do autor: Havia nada. Busquei mentalmente e no site: youtube.com e não consegui encontrar nenhum.

Recordar é… RECORDAR, mas também é necessário para viver.

What do you think?

-2 points
Upvote Downvote

47
Deixe um comentário

avatar
27 Comment threads
20 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
33 Comment authors
JonesFernando OliveiraNathaliaThiago@ThaisMors Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fernando
Visitante
Fernando

Ainda não intendi qual a ligação do "Ai se eu te pego" com a postagem… Achei que o tema fosse MÚSICA!

Andre
Visitante
Andre

Fico feliz que a TV Record deixou para trás essas transmissões mundanas e seguiu o caminho da luz sob a benção do bispo Edir Macedo.

Gabriel
Visitante
Gabriel

troll detected.

Rodrigo Bu
Visitante
Rodrigo Bu

Desconfiei desdo principio

Yuri Carvalho
Visitante
Yuri Carvalho

ahiasuhsaiuashasiuhaiaiashasiuhasiUAIASUHASIUHAIAUSHIASUHASIUASHIUASHASIUHIUASHIASUHASOHASOASHOASHASOHASOAHOASHAOSHASOASIHASUASHASIUHOASHIASUHASIUASHASIUHASIUASHIASUASASH
muito boa essa!!!

Lourenço
Visitante
Lourenço

eu vejo ironia em seus olhos

Zero
Visitante
Zero

Vai la garantir sua vaga do porsche na garagem do pastor, q dizer sua vaga no ceu =D

Giovanni Mayro
Visitante
Giovanni Mayro

Meu jovem, espero sinceramente que voce esteja brincando, tal comentário não é bem vindo em um post tão bem construido, e também é digno de pena ….

A proposito, maravilhoso o post Sicko, agradeço por esse agrado aos fãs que sabem reconhecer e apreciar musica ''de raiz" e nada mais precisa ser dito …

Jhonatan Silva
Visitante
Jhonatan Silva

Ta dando pro Sicko?

Jones
Visitante
Jones

Coitado desse André…ainda não percebeu o quanto é roubado pelo Edir!!!
Enquanto vc acha que esta "ajudando na obra de Deus" ele gasta seu dinheiro comendo puta em Miami.
Acorda idiota!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ivy
Visitante
Ivy

LOL também é cultura

Ivy
Visitante
Ivy

Ok, vim deixar um comentário melhor. Excelente texto e excelente assunto. Eu vivo dizendo que adoraria ter vivido os anos 60, principalmente por sua qualidade musical – tanto nacional quanto internacional. É uma pena que hoje os músicos de verdade são julgados cafonas e crianças que mal sabem segurar um microfone ganhem destaque nessa área…

wasd
Visitante
wasd

que bosta .. alguem leu isso?

Murilo_RnR
Visitante
Murilo_RnR

vá lá ouvir seu guns 'n' roses vai

rodrigol
Visitante
rodrigol

curioso, estava ouvindo 'roda viva' quando entrei aqui e me deparei com o texto, muito boa a musica.

infelizmente o brasileiro se acomodou e passou a aceitar e achar tudo normal, tanto politicamente como musicalmente. a geração de 90/2000 tá perdida

@henrikemp
Visitante

LOL também é cultura

@viniciusthv
Visitante

fodabagarai

A história brasileira na época da ditadura dava dezenas de filmes sensacionais… Foi o período mais triste, mas também o mais sensacional sociologicamente.

sffdsfdfdssdf
Visitante
sffdsfdfdssdf

Segue essa porra e pega o ouro dele xD

Tom
Visitante
Tom

HUAUHAUHAUHAUHUAH CHOREI!!!

Mids
Visitante
Mids

formidável

Hakeshu
Visitante
Hakeshu

Infinitos niveis de formidabilidade.

Diego Azama
Visitante
Diego Azama

O engraçado é que hoje, mesmo numa emissora como a MTV (MUSIC television), as pessoas no Brasil não querem mais ver programas musicais. É triste isso… Parabéns pelo post, Sicko!

Igor
Visitante
Igor

Ainda mais na MTV que está uma MERDA. Me recuso de forma veemente a assistir aquela lavagem cerebral para adolescente.MTV é um lixo, uma merda que ja foi legal e inovadora, hoje está sem graça, apelativa a ponto de fazer programas colocando a Ellen Jabour de biquini perguntando na praia "o que um gatinho precisa pra chegar na menina na praia".

Um lixo que só ajuda a foder mais a cabeça da mulecada.

A pura bosta da musica.

Murilo_RnR
Visitante
Murilo_RnR

MTV nunca foi boa
quando ela surgiu, a música começou a virar comercial

Marie
Visitante
Marie

Até chorei com esse post, sério.

Guilherme
Visitante
Guilherme

ignorante!

Vitor
Visitante
Vitor

me dá teu telefone pra eu te consolar
sua gostosa

Clique em negativar
Visitante

Quando entrei para ler o post, eu fiquei espantado achando que foi o Sicko que escreveu um texto tão bom sobre música brasileira da década de 60/70.

Mas daí acabei de ler o texto e vi que é o novo colunista do LOL, Escrito D. (bem-vindo, aliás), e daí tudo fez sentido: não é da natureza do Sicko escrever algo de bom gosto, informativo e cultural ao mesmo tempo.

Felipe
Visitante
Felipe

Realmente as duas campeãs de 66', Alegria, Alegria e Roda Viva (ainda mais pelo caráter político), me fazem esquecer um pouco do lixo indústrial em que a música se tornou nos últimos tempos.

rafael
Visitante
rafael

Música é arte, e arte não é competição!

descabaçadordmentes
Visitante
descabaçadordmentes

Muito boa a postagem, se os blogs famosos não se preocupassem tanto em fazer piadas manjadas e resgatassem a cultura raiz desse país quem sabe o futuro dessa nação mudasse um pouco? 🙂
parabens!

Rodolfo
Visitante
Rodolfo

Muito bom, quem dera existisse algo assim hoje em dia… mas não uma competição em que aparecesse alguém cantando "ai se eu te pego" e sim musicas de verdade… e entre os cantores das competições acima, prefiro chico buarque, melhor voz entre os outros!!! voltou com estilo acima de tudo sicko!

Marcus
Visitante
Marcus

Esse foi o melhor post.

Arigobaldo
Visitante
Arigobaldo

Texto fantástico!
Se o Sicko não enfiar este autor no cu como fez com os demais (de Dr Zava à Charlotte), teremos boas colunas pela frente =)

Vintage
Visitante
Vintage

Muito bom esse post.

Já não era sem tempo de ter alguma coisa que realmente preste (só de vez em quando) por aqui. Repostar conteúdos prontos, fáceis e manjados como gifs, vídeos e imagens encontrados em outros blogs ou mesmo em qualquer outro lugar na internet, qualquer um com o mínimo de tempo faz. Agora se dar ao trabalho de parar, pensar e realmente produzir um texto com material de qualidade, isso sim tem o poder de diferenciar um blog.

mário
Visitante
mário

adorei esse post. parabéns sicko, só faltou umas boceta

Max Felipe
Visitante
Max Felipe

Um otimo post !

Saudades de um tempo que não vivi !

Flavio
Visitante
Flavio

melhor post ever !

@ThaisMors
Visitante

AI SE EU TE PEGO CHICO SEU LINDO TE AMO

Thiago
Visitante
Thiago

"Roda Viva" é fodaralhástica… Hoje temos que nos contentar com ai se eu te pego… pelamor…

Thiago
Visitante
Thiago

O melhor do episódio do Sérgio Ricardo quebrar o violão no palco foi a manchete do dia seguinte no polêmico jornal da época "Noticias Populares": "Violada em pleno auditório" kkkkkk

Nathalia
Visitante
Nathalia

Que post incrível! Acho que nunca fiquei tanto tempo nesse blog…
Genial!

Momento oin do dia

Típico neo-nazista