8 comentários

  • que massa sua física fera

  • Alguém disposto a explicar por que isso acontece?

  • Link pro vídeo do Veritasium: http://www.youtube.com/watch?v=eCMmmEEyOO0

  • Bom, como ninguém que entende bem de física explicou, vou tentar falar pelo como eu entendi: existem duas forças que atuam sobre as duas extremidades da mola com vetores apontando para o centro da mola. Existe também a força gravitacional que é anulada pela mão do velhinho. Quando ele solta a mola, a força gravitacional continua atuando sobre a mola, mas o vetor Força Velhinho que antes atuava na mola, agora não atua mais, portanto, a parte superior desce, porém, ainda existirá uma força na parte inferior que anula a gravidade, até essa tensão não existir mais.

  • Gente, eu acho que o que acontece com essa mola é o seguinte: A força peso atua no centro de massa da mola, enquanto o senhor segurava a extremidade de cima, ele fazia uma força com sentido oposto ao da gravidade e com mesmo módulo, ao soltar, vemos que a parte de cima começa a acelerar, provavelmente o centro de massa se encontrava perto da parte de cima da hélice. Mas o centro de massa nesse caso está variando com o tempo, ele desce à medida que a hélice vai se comprimindo, até o ponto em que ela se fecha completamente, e o conjunto desce como um todo a partir desse ponto

  • existem duas forças em atuação no corpo após o velho solta-lo, força elástica e força gravitacional. A força elástica é a tendencia do corpo em voltar a sua forma original, em ambas a extremidades tem um vetor de atuação dela apontando ao centro do corpo; o vetor inferior é anulado pela força gravitacional, o superior é intensificado. Por isso a extremidade inferior permanece imóvel enquanto a superior movimenta-se ate atingir o estado inicial do objeto q é quando a força elástica se extingue.

Deixe uma resposta