6 comentários

  • É dolorido para a criança?

    • Lábio leporino ou a cirurgia? Ambos não são exatamente doloridos, mas quanto mais cedo fizer a cirurgia, melhor o resultado.

    • Não, mas pode causar complicações quanto a alimentação. Se a fenda afetar também o palato (céu da boca) pode haver a entrada de alimento na cavidade nasal e, no pior dos casos, nos pulmões, causando pneumonia.

  • Na verdade a terminologia “lábio leporino” tá errada nesse caso. Leporino vem de lebre e diz respeito à fendas na linha média, que lembram os animais. Na foto seria uma fissura labiopalatal, como diz na tag ;}

  • Possuo labio leporino (sim, essa terminologia esta correta).. Fiz a primeira cirurgia com 10 meses. Apesar de pouco raro, na vdd é uma má formação normal, sequer deve ser considerado uma doença ou coisas do tipo, não é genetico e não é devido a uso de drogas ou medicamentos, etc… Apesar de saber isso, ainda nao se sabe ainda ao certo o que causa essa má formação do palato, o mais provavel é que durante a formação possa haver algum processo que possa gerar tal complicação…
    A criança não sente dor nenhuma, apenas pode ter dificuldades em sua alimentação e na respiração, as mães tem que ter muito cuidado na forma de alimentar seus filhos. Hoje tenho 18 anos, ja passei por um total de 3 cirurgias, não tenho nenhuma complicação devido ao labio leporino, nem mesmo na fala. Falo perfeitamente bem, me alimento sem dificuldades, respiro sem dificuldades, faço esportes, estou na faculdade, convivo normalmente com outras pessoas… Sou um adolescente normal como qualquer outro. Apesar disso, muitos conhecidos que também tem labio leporino, sentem uma pequena dificuldade na fala e percebo que visualmente e muito mais visivel que meu caso, mas uma coisa é certo: todos demoram muito tempo para fazer a primeira cirurgia, então a unica coisa que posso dar certeza é que quanto mais cedo começar o tratamento, maior a eficacia do mesmo…
    As vezes, as pessoas acham que eu apenas sofri algum acidente e “parti” a boca rsrsrsrs Ja cheguei a brincar com uma prima distante, falando que hava sido atacado por um pitbull quando pequeno, e ela acreditou, só depois de uma semana q expliquei a verdade e ela sequer sabia do que se tratava.

  • Foi “Deus” ¬¬

Deixe uma resposta