48 comentários

  • na língua universal

  • uhaushashau
    na lingua que ela provavelmente deve ter aprendido lendo ja que ela nao é céga e talz…..

  • Existem fonoaudiologos, se a pessoa é surda e nao muda ela pode falar sem ouvir … mas isso é um trabalho que leva anos de acompanhamento de profissionais…

    Alem da LIBRAS Linguagem Brasileira de Sinais… ( que sao gestos) …

    • Ela pode falar, mas não pode OUVIR.

      Então como ela vai sonhar com um som que ela sabe emitir mecanicamente mas não sabe como SOA?

      • Amigo Sicko,

        vc que é médico psiquiatra poderia resolver isto para nós? Nos conte como uma pessoa assim pensaria…

        E mais: se a pessoa nasce surdo cega, como é a noção de mundo dela? Como ela se comunica?

        Antes que você diga que não é a tua área, não pedi uma explicação científica longa. Somente uma ideia do que acontece com essas (infelizes) pessoas….

        Abraço,

        • Sou jornaleiro, amigo.

          Mas lhe digo que a pessoa surdocega de nascimento tem uma percepção abstrata do mundo. O aprendizado de comportamentos sociais é quase impossível, tanto que muitas dessas pessoas são confundidas com deficientes mentais.

          Algumas aprendem a se comunicar de forma rudimentar, pode aprender o nome de objetos, mas é quase impossível ensinar-lhes abstrações. Ela pode aprender o que é água, cadeira ou um cachorro, mas ensinar-lhe o que é amor, coragem ou paz é tarefa impossível.

  • Realmente, é uma mindfuck question.

  • Em braile.
    Derp.

  • Bom quando nao temos um sentido, aguçamos outro. Uma pessoa surda sente a vibração do som … surdo podem dirigir e fazer qualquer outra atividade que um dito normal faz. Agora sonhar com sons apenas quem perdeu a audição no decorrer de sua vida sonha, quem nasceu surdo, sonha se comunicando na limguagem que conhece que pode ser LIBRAS, ou outro tipo de comunicação, som em si no sonho nao acomtece.

    Já com relaçao ao surdo cego, eles se comunicam atravez de toques na palma da mao … (tipo braile) ou vai se escrevendo nas costas dele com a ponta do dedo.. isso é um trabalho pra mais de 20 anos….

    Sei disso por conta da minha mãe ser pesquisadora e umas da pioneiras nesse tipo de educação de surdos e surdos cegos aqui no norte do pais.

  • A pessoa que é surda não pensa com uma língua, mas com feixes de significados. Ela entende que uma colher é uma colher pela sua fundão, pelo que a colher representa enquanto objeto de cozinha. Em pessoas normais, o significado de colher é evocado por uma cadeia sonora. Em pessoas surdas, o significado de um objeto é evocado pela sua funcionalidade.

    Esse sistema de raciocínio é totalmente diferente do nosso e, na verdade, bastante capenga. Tanto que se a surdez não for descoberta em idade bem tenra a capacidade cognitiva da pessoa é fortemente comprometida e ela fica meio retardada. Curioso é que a ausência de outros sentidos, como a visão, por exemplo, não prejudica em nada a cognição e a formação intelectual de uma pessoa.

    • Nossa Nívea, você definitivamente não sabe o que está falando. Sério, melhor ficar calada do que falar besteira assim.

      A primeira parte do que disse foi certo, mas a segunda parte foi totalmente descabida e já existem vários estudos que comprovam que o você disse está errado.

      • Posso até estar errada, Pedro, mas só representei aqui o que me foi ensinado no curso de Linguística mais conceituado da América Latina.

      • E digo mais: se o que você está achando absurdo é eu ter dito que o sistema de raciocínio do surdo é capenga e deixa a pessoa retardada, te garanto que e meu namorado, que é surdo de um ouvido, afirma a mesma coisa.

        A pessoa fica retardada, sim, porque o som é muito importante pra cognição. Mas, claro, isso só acontece se ela não apreder Libras (ou qualquer outro sistema de comunicação que não o da distinção de significados por imagem) a tempo, ou seja, dentro ainda do seu período de formação.

      • Nivea, os outros surdos nao tem culpa se seu namorado eh retardado. Serio, para de falar merda.

      • Meu Deus, cale essa boca. Minha mãe é surda. Ficou surda com 11 meses de idade, praticamente surda a vida inteira… Ela se comunica perfeitamente, trabalha, e não fala as merdas que vc fala… Ela provávelmente pensa em português, já que é a lingua que ela aprendeu… Como ela sabe o som de cada letra, eu não sei, mas ela consegue sim pronunciar direitinho, e conversa com desconhecidos sem que eles percebam que ela é surda…
        Ela ouve músicas frequentemente, claro que não como nós, mas consegue perceber o ritmo através das vibrações… Pode não sonhar com sons, mas com certeza conhece vibrações. Ela reconhece da sala de casa o latido do cachorro no quintal, o barulho de um ônibus passando na rua… Enfim, você fala muita merda mocinha!

  • Simplesmente o som não existe em sua memória, se nunca ouviu antes algo au alguma vibração, não tem como quardar essa informação, a menos, que o grau de abstração dessa pessoa seja como uma daquelas que dizem que tem um sexto sentido. E outra coisa, os paradgamas que criamos ao dizer que uma coiza é uma coisa e tal, por que isso que nos faz a ligação da mente com o mundo real, é completamente errado; por exemplo: o som da palavra “carro” pode soar como a palavra “trem” na imaginação da pessoa surda, mas se ao menos ela puder associar a palavra trem ao objeto carro, já é um bom começo.
    É como uma pessoa que nasce cega; não sabe as formas dos objetos, mas sabe abstraí-las ao tocá-los e associa tais formas aos sons pronunciados.
    Bem… comparo tudo a inteligência e a memoria artificial, se bem que são muito similares, e pelo quesito de que: se você não armazenar nada em memória, seja por transmissões de sinas, barramentos ou qualquer meio de entrada não existirá nada em memória além da lógica física e virtual. Que por ventura elas através de software poderam associar objetos do mundo real com qualquer nome e som emitido por eles sem que eles existam ou façam contato com meio interno.

  • Se tentarmos imaginar baseado na nossa percepção de mundo (nós que ouvimos e enchergamos), dificilmente conseguiremos. Porém é muito difícil não pensar dessa maneira. É o que acontece com quem tenta imaginar Deus. Somos seres humanos, nossa mente está fechada para qualquer outra interpretação que não faça sentido para nós, logo imaginaremos Deus como um ser humano (estou generalizando… pensa assim quem acredita em Deus… Eu, por exemplo, nem penso em Deus pois se ele existir, é algo incognoscível(o que não se pode conhecer.)
    Concluo então que ACHO que pra gente, a maneira como surdos e cegos (de nascença) “sentem” o mundo é algo incogsnoscível para nós.
    Não pesquisei pois não to com a mínima vontade, mas deve ter algum caso de algum surdo de nascença que, adulto, por alguma cirurgia, sei lá, voltou a ouvir, aprendeu e explicou como era a vida dele antes. PORÉM, acredito que ele não terá as palavras para explicar. Pois as palavras que conhecemos foram inventadas por pessoas “normais”.
    Ou seja, deixa queto, o negócio é comer cu e buceta.

  • enxergamos é com X, anta.

  • e se a pessoa nasce cega, surda, muda e tetraplégica?

  • Caralho.. entrei no limbo do pensamento agora… e estou sendo bombardeado por teorias cada vez mais sem sentido…. É como se eu tivesse uma necessidade de encontrar um explicacao plausivel, mas q pra mim esta inalcancavel.
    Tenho q parar de ler esses posts…
    Vou ver um Porn

  • Sicko,

    A pesquisadora Karen Emmorey realizou pesquisas para entender como isso acontece e chegou a uma conclusão interessantíssima: eles pensam em imagens, principalmente aqueles que adquiriram a Língua (não linguagem) de Sinais (os estudos dela são em ASL – American Sign Language).

    Inclusive, todos os efeitos decorrentes de transtornos da linguagem que ocorrem no ouvinte acontece no surdo também, o que corrobora o fato.

    Apresentei um trabalho na faculdade sobre isso! Ainda faltam muitas informações e pesquisas na área, mas a Emmorey fez muitos avanços!

    Agora, realmente, o som não faz parte de nenhuma construção linguística, salvo alguns casos de surdos que possuem resquícios auditivos.

  • aposto q no pensamento dela ela não ouve nada, porém usa outro sentido como substituto, tipow usa cheiros ao inves de sons mesmo no pensamento dela…

  • na lingua dos durdos mudos .-.

    ele sonha em Libras

  • Sicko,

    MUITO OBRIGADO!

    Eu sempre me perguntei e perguntei às outras pessoas sobre isso. Exatamente essa pergunta. Porém, nas poucas vezes em que obtive sucesso em me fazer entendido, não obtive o mesmo sucesso com as respostas. Assim, quando eu vi o curioso réptil expressando-se identificado à minha arrastada angústia, quase não acreditei. De todas as respostas, a mais esclarecedora (e que me proporcionou uma inimaginável sensação de alívio) foi a fornecida pela Nívia, muito bem completada pelo texto mandado pelo Mario.

    Obrigado a todos.

  • uma vez fiquei pensando nisso, so q com pessoas cegas desde q nasceram, como sera q elas ficam imaginando??

  • Na língua do P!

  • Me deu uma puta duma vontade de assistir aquele filme “Cegos, Surdos e Loucos”. kkk

  • Não pensam.

  • Puta merda, quanto texto copiado do google (seus resultados de pesquizas), mas podemos ter certeza de uma coisa, ninguem aqui tem a resposta certa, só nos resta imaginar como seria…

  • Minha professora de LIBRAS da faculdade era surda de nascença e fala português E inglês. Ela treinou leitura labial em ambas também, mulher genial.

    O surdo é uma pessoa bastante literal (daí um bocado de gente achar que ele é retardado) porque não compreende determinadas sutilezas relacionadas ao som das palavras e coisas do tipo. Isso acontece porque, como dito acima, ele pensa com imagens, visto que o som não é algo de sua natureza.

    Caso seja de interesse de vocês, essa minha professora aprendeu a falar tocando nos outros para sentir as vibrações das palavras. Confesso que isso é para poucos e a admiro profundamente por isso e pela capacidade que ela tem.

    Bem, é isso.

    PS: Nívia = equivocada.

  • Se nasce surda e muda tambem

  • Sicko, gostaria de sua resposta sobre o assunto. Você acha que elas pensam como?

  • Elas pensam na lingua que elas lê

Deixe uma resposta