5 comentários

  • A tatuagem é uma verdadeira obra de arte. Mas o nacionalismo continua sendo uma doença infantil… o sarampo da humanidade.

    • A diferença entre o nacionalismo russo e o alemão no contexto da segunda guerra mundial é que enquanto o alemão era movido por um sentimento de superioridade de sua raça germânica, o russo surge do sucesso em repelir uma enorme invasão a seu território que causou grandes danos e perdas a seu povo. O orgulho russo vem do que alcançaram frente a dificuldades, não por simples ideologia.
      Mas mesmo assim, setenta anos depois já não tem mais a mesma relevância.

      • Apesar da influencia tardia do arianismo, tecnicamente o nacionalismo alemão não era movido pelo sentimento de superioridade da raça alemã. A Prússia/Alemanha passa por um período muito turbulento no sec. XIX, época de sua construção como nação, o que alimenta o forte sentimento nacional que eclode na 1º Guerra. Com a derrota e, principalmente, com a hábil manipulação de discursos políticos, esse sentimento é intensificado pelo partido nazista que, como o próprio nome diz, era de viés nacionalista. O arianismo era só uma das características do nacionalismo alemão do inicio do sec. XX e, até onde eu saiba, todo nacionalismo tem certa tendência à xenofobia, independentemente do país de origem.

      • Então quer dizer que os soviéticos não queriam espalhar o comunismo pela Europa todinha? É tudo ideologia meu chapa, sendo que eu considero os vermelhinhos ainda mais asquerosos que os nazis.

  • Parabéns. Você tem o necessário para ser um InkMaster.

Discuta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *